Em um momento histórico para a Igreja Católica, o cardeal Robert Francis Prevost, dos Estados Unidos, foi eleito nesta quinta-feira (8) como o novo papa. Aos 69 anos, ele assume o papado sob o nome de Leão XIV, tornando-se o primeiro pontífice norte-americano e o 267º sucessor de São Pedro.
Veja a apresentação do novo pontífice:
A tradicional fumaça branca emergiu da chaminé da Capela Sistina no início da tarde, marcando o fim do conclave e o início de um novo capítulo para a Igreja. Os sinos da Basílica de São Pedro tocaram em celebração, enquanto milhares de fiéis reunidos na Praça São Pedro comemoraram com aplausos e emoção.
Natural de Chicago, Prevost nasceu em 1955 e ingressou na Ordem de Santo Agostinho em 1977. Foi ordenado sacerdote em 1982 e formou-se em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, em Roma. Com sólida formação e atuação dentro da Cúria, sua eleição simboliza um giro estratégico do Vaticano em direção a novas lideranças e desafios globais.
Em seu primeiro discurso, o papa Leão XIV lembrou de seu antecessor, Papa Francisco e falou em continuidade:
“Ainda mantemos nos nossos ouvidos a voz fraca, mas sempre corajosa de papa Francisco, que abençoava Roma. O papa que abençoava Roma, dava sua bênção ao mundo inteiro, no dia de Páscoa. Deixe-me dar seguimento àquela bênção.”
Ainda em sua fala em tom acolhedor, Leão disse que “Deus ama a todos e o mal não vai prevalecer. Portanto, sem medo, unidos, de mãos dadas com Deus, que está conosco, vamos seguir. Somos discípulos de Cristo. O mundo precisa de sua luz. A humanidade precisa dele como ponte entre Deus e o amor”.