31.3 C
Manaus
quarta-feira, maio 21, 2025
Publicidade
InicioMundoPapa Leão XIV clama por ajuda humanitária em Gaza na sua 1ª...

Compartilhar

Papa Leão XIV clama por ajuda humanitária em Gaza na sua 1ª audiência

Durante sua primeira audiência geral na Praça de São Pedro, no Vaticano, nesta quarta-feira (21), o Papa Leão XIV fez um apelo enfático pela entrada de ajuda humanitária “digna” na Faixa de Gaza e pelo fim imediato das hostilidades no território. “O preço da guerra é pago pelas crianças, idosos e doentes”, declarou o pontífice, em meio a uma crise humanitária considerada crítica por organizações internacionais.

Leão XIV também expressou profunda preocupação com a situação no território palestino, classificando-a como “cada vez mais preocupante e dolorosa”. Ele aproveitou o momento para lembrar, com emoção, o Papa Francisco, que faleceu em 21 de abril, completando um mês nesta data.

A emergência em Gaza é reconhecida por organismos como a ONU, que apontam risco iminente de fome, agravado por bombardeios israelenses ocorridos no dia 20 de maio, que causaram dezenas de mortes, inclusive de crianças. Apesar de o governo de Israel ter autorizado a entrada restrita de caminhões com suprimentos, cresce a pressão internacional para a suspensão das ações militares e o livre acesso da ajuda humanitária. A ONU também alertou para a destruição generalizada de moradias na região.

Durante a audiência, o pontífice retomou o ciclo de catequeses iniciado por seu antecessor, refletindo sobre a parábola do semeador. “A palavra de Jesus é para todos, mas age de formas diferentes, conforme o terreno que encontra. Às vezes, estamos distraídos ou fechados. Em outros momentos, somos solo fértil”, afirmou.

Encerrando a catequese, Leão XIV deixou uma mensagem de esperança: “Deus não espera que sejamos perfeitos. Ele nos ama como somos e nos oferece sempre, com generosidade, a sua palavra.”

A primeira audiência pública do novo papa sinaliza seu compromisso com as causas humanitárias e com o legado de seu antecessor, em meio a um cenário mundial marcado por conflitos e sofrimento.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...