Uma piloto agrícola brasileira perdeu a vida em um acidente aéreo ocorrido em Montana, no estado dos Estados Unidos. Nessa quarta-feira, 10 de julho, ela comandou uma operação aérea para combater um incêndio florestal.
A vítima foi identificada como a piloto agrícola brasileira Juliana Turchetti, de 45 anos, que pilotava um Air Tractor 802. De acordo com as autoridades locais, ela deixa um filho de 17 anos.
O acidente ocorreu durante um movimento conhecido como scooping para fornecer água para combater as chamas. O site Montana Right Now afirma que as autoridades não conseguiram ajudar Juliana Turchetti.
O Sindag lamentou a morte de Turchetti e enfatizou que ela foi a primeira brasileira a voar turboélice nos Estados Unidos e pilotar o Fire Boss, um avião usado para combater incêndios e considerado o maior avião agrícola do mundo.
“Uma mostra da força feminina no setor e da garra e profissionalismo dos pilotos brasileiros, Juliana seguirá sendo um exemplo da determinação para dezenas de jovens que todos os anos lutam para se formar e se especializar em escolas de aviação de todo o Brasil”, declarou o sindicato.Play Video
Turchetti tinha mais de 6,5 mil horas de voo e era um piloto experiente. Em 2007, ela começou a trabalhar na aviação comercial e, em 2013, passou a trabalhar na aviação agrícola. Se tornou a primeira brasileira a voar em lavouras nos Estados Unidos em 2018, quando se mudou para os Estados Unidos.