Novo episódio do “Refúgio em Pauta” discute com especialistas e pesquisadores brasileiros um tema global e atual, reflexo de situações em diferentes partes do mundo que fazem com que pessoas tenham que deixar seus locais de origem por conta das mudanças ambientais e da crise climática
São Paulo, 15 de dezembro de 2021 (ACNUR) – Em diferentes partes do mundo, uma convergência devastadora de conflitos armados e mudanças climáticas está causando o deslocamento forçado de pessoas e tornando suas vidas ainda mais precárias.
Produzido pela Agência da ONU para Refugiados, em parceria com a Cátedra Sérgio Vieira de Mello, o novo episódio do podcast “Refúgio em Pauta” discute as consequências das mudanças climáticas da perspectiva de quem foi forçado a se deslocar, entrevistando especialistas e pesquisadores brasileiros sobre o tema.
De acordo com dados do ACNUR, 90% dos refugiados sob mandato da organização e 70% das pessoas deslocadas dentro de seus países de origem por conflitos e violência são provenientes de países na linha de frente da emergência climática. Além de estarem vulneráveis às condições climáticas extremas, como inundações e ciclones, elas veem seus meios de subsistência desaparecem devido à seca e à desertificação.
Em comunicado feito pelo Alto Comissário do ACNUR, Filippo Grandi, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 26), o representante afirma haver uma evidente ligação entre as emergências relacionadas ao clima e o deslocamento forçado de pessoas.
“Surtos de violência e condições climáticas extremas levam as pessoas que tiveram que abandonar seus locais de origem tenham que fugir novamente. Mas mesmo que a paz seja restaurada, os deslocados não podem voltar se suas áreas de origem se tornaram inabitáveis por secas, enchentes ou aumento do nível do mar”, afirmou o Alto Comissário.
No segundo episódio do ano, o podcast traz entrevistas com importantes referências no Brasil sobre o tema. Entrevistas com a professora doutora Andrea Pacheco Pacífico (UEPB), coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Deslocados Ambientais (Nepda); com o doutor em clima e planejamento urbano, professor Francisco de Assis Mendonça (UFPR); e com o oficial comunicação do ACNUR, Luiz Fernando Godinho.
A produção do “Refúgio em Pauta” é realizada por profissionais do ACNUR e por estudantes e professores vinculados à Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM), uma iniciativa do ACNUR que existe desde 2003 e que atualmente reúne 30 instituições brasileiras de ensino superior. O jornalista venezuelano Carlos Escalona também integra a equipe de produção, contando ainda com as vinhetas gravadas por Leonardo Matumona (músico da República Democrática do Congo), Myria Tokmaji (artista e designer da Síria) e Óscar Mistage (músico da Venezuela).
Todos os episódios do podcast estão disponíveis no site do ACNUR Brasil e nos principais agregadores de podcast, como o Spotify.