As agências de notícias russas informaram que nesta quarta-feira (19/6), em Pyongyang, o presidente russo Vladimir Putin e o líder norte-coreano Kim Jong Un assinaram um acordo de parceria estratégica. O conteúdo do documento ainda não foi divulgado. Durante a visita do presidente russo, o líder norte-coreano também expressou seu “total apoio” e “solidariedade” à Rússia em seu conflito com a Ucrânia.
O encontro pessoal entre os dois líderes durou cerca de duas horas e foi precedido por extensas negociações, de acordo com as agências de imprensa russas. Vladimir Putin afirmou que o acordo entre a Rússia e a Coreia do Norte prevê assistência mútua em caso de “agressão”.
O Kremlin declarou na segunda-feira (17/6), que o acordo de “parceria estratégica abrangente” refletiria “as profundas mudanças na situação geopolítica do mundo”, em um contexto em que tanto a Rússia quanto a Coreia do Norte veem os Estados Unidos como um inimigo inevitável.
Kim Jong Un também expressou “seu total apoio e solidariedade ao governo, ao exército e ao povo russo na condução da operação militar especial na Ucrânia para proteger a soberania, os interesses de segurança e a integridade territorial” durante a reunião.