27.3 C
Manaus
domingo, abril 21, 2024
Publicidade
InicioMundoTensões política aumentam entre Guiana e Venezuela

Compartilhar

Tensões política aumentam entre Guiana e Venezuela

O presidente da Guiana, Irfaan Ali, anunciou que tomará medidas no âmbito internacional em resposta às recentes ações da Venezuela na disputa territorial. Nesta quarta-feira (06), Ali declarou que acionará o Conselho de Segurança da ONU e a Corte Internacional de Justiça para relatar as ações tomadas pelo líder venezuelano Nicolás Maduro.

O anúncio de Ali surge após Maduro proclamar a criação da “zona de defesa integral da Guiana Essequiba” e nomear um general como a “única autoridade” da área. Irfaan Ali, em um comunicado à nação, informou que a Força de Defesa da Guiana está em alerta máximo, acusando a Venezuela de ameaçar a integridade territorial e a estabilidade política do país.

A disputa territorial entre os dois países intensificou-se desde a descoberta de reservas significativas de petróleo e gás offshore pela Guiana. Especialistas destacam o notável crescimento econômico guianense, que apresentou um aumento de 60% em 2022. Irfaan Ali assegurou aos investidores que seus investimentos estão seguros e reiterou a posição da Corte Internacional de Justiça, que insta a Venezuela a se abster de ações que possam alterar a situação do território de Essequiba.

Fonte: CNN Brasil

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...