Um terremoto de magnitude 6,1 foi registrado na manhã deste sábado (17/5) na região central do Peru, conforme informações do Centro Alemão de Pesquisa em Geociências (GFZ). O tremor ocorreu a uma profundidade de 10 quilômetros.
Segundo autoridades locais, não há, até o momento, registros de feridos ou danos materiais significativos. Equipes de monitoramento seguem avaliando possíveis impactos, especialmente em comunidades próximas ao epicentro, tanto em áreas urbanas quanto rurais.
De acordo com o diretor do Instituto Geofísico do Peru, Hernando Tavera, o abalo foi sentido até a costa central do país, mas com intensidade considerada moderada. “Pode ter havido deslizamentos de terra em algumas estradas, mas nenhum dano foi relatado em Puquio”, afirmou em entrevista à rádio RPP. Ele também explicou que, por conta da profundidade do sismo, os efeitos na superfície foram reduzidos.
O Peru está situado no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, região de intensa atividade sísmica e vulcânica, o que torna os terremotos fenômenos frequentes no país.