Neste domingo (22), o ex-presidente Donald Trump afirmou que “não acredita” que irá concorrer à presidência novamente em 2028, caso não obtenha êxito em sua tentativa de voltar ao poder em 2024. “Não, eu não penso assim.”
“Eu acredito que isso será, isso será o fim”, afirmou Trump ao ser questionado pela jornalista Sharyl Attkisson se ele voltaria a concorrer.
O comentário chamou a atenção tanto por Trump parecer descartar uma quarta candidatura à presidência quanto pelo fato de ele raramente admitir a possibilidade de perder uma eleição de maneira legítima. Trump costuma insistir que isso só poderia ocorrer se existisse uma fraude ampla, uma afirmação enganosa que ele fez em 2020 e que voltou a mencionar durante sua campanha presidencial de 2024.
Trump completaria 82 anos em 2028, um ano a mais que o atual presidente Joe Biden. Biden abandonou a disputa em julho, após uma atuação desastrosa no debate e meses de críticas de Trump e outros conservadores por ser demasiado velho e inconsistente para o posto.
Para seu programa “Full Measure”, Attkisson entrevistou Trump. Na entrevista de 22 minutos, Trump enfatizou seu passado na crise do coronavírus. Ele atribuiu o progresso das vacinas contra a COVID-19 ao seu período como presidente, acrescentando que “eles estão realizando pesquisas sobre as vacinas e vamos verificar” se são seguras.
Trump afirmou que os republicanos estão céticos em relação às vacinas, ao passo que os democratas depositam confiança nelas.
A afirmação sobre 2028 veio no final da entrevista, que também incluiu uma pergunta sobre como Trump mantém uma boa saúde. “Eu tento comer adequadamente,” disse o ex-presidente, provocando uma reação incrédula de Attkisson, que observou que Trump se tornou famoso por sua predileção por hambúrgueres.
“Hambúrgueres adequados,” ironizou Trump.