O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (23) que pretende impor uma tarifa fixa de 50% sobre todos os produtos importados da União Europeia a partir de 1º de junho de 2025. A declaração foi feita por meio de sua rede social, a Truth Social, em meio a negociações comerciais em curso entre Washington e o bloco europeu.
“Recomendo uma tarifa fixa de 50% na União Europeia, a partir de 1º de junho de 2025. Não há tarifa se o produto for construído ou fabricado nos Estados Unidos”, escreveu Trump, em tom de retaliação.
O presidente norte-americano acusou a União Europeia de adotar práticas comerciais desleais, afirmando que o bloco “foi formado com o objetivo principal de tirar vantagem dos Estados Unidos no comércio” e criticou o que chamou de “barreiras comerciais poderosas, penalidades corporativas ridículas e manipulações monetárias”.
Segundo Trump, essas práticas têm resultado em um déficit comercial anual superior a US$ 250 bilhões, o que classificou como “totalmente inaceitável”. Ele também afirmou que as negociações atuais com a UE “não estão levando a lugar nenhum”.
A medida é anunciada pouco mais de um mês após a União Europeia suspender, por 90 dias, a aplicação de tarifas retaliatórias de 25% contra os EUA. A suspensão veio após Trump recuar de um pacote tarifário global que havia sido imposto a mais de 180 países, incluindo os membros da UE.
O histórico recente inclui a imposição de tarifas de 25% sobre o aço e alumínio europeus, além de uma sobretaxa de 20% sobre a maioria dos demais produtos do bloco. A nova proposta sinaliza um possível agravamento das tensões comerciais entre as duas potências econômicas.