O Vaticano informou que o caixão do Papa Francisco será fechado nesta sexta-feira (25), às 15h (horário de Brasília), durante o último dia de visitação dos fiéis à Basílica de São Pedro. O rito será presidido pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo do Vaticano.
O funeral ocorrerá no sábado (26), a partir das 5h (horário de Brasília), na Praça de São Pedro, onde também será celebrada a Missa das Exéquias. O cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício, presidirá a cerimônia e dará início ao Novendiali, período de nove dias de luto e orações em memória do Papa.
Além de Giovanni Re, estarão presentes no funeral o brasileiro Dom Ilson de Jesus Montanari, vice-camerlengo, e o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano.
Visitação do corpo e ritos funerários
O corpo de Francisco, que foi transferido nesta quarta-feira (23) da capela de Santa Marta para a Basílica de São Pedro, ficará exposto até sexta-feira (25) para o público, nos seguintes horários:
- Quarta-feira (23): das 6h às 19h (horário de Brasília)
- Quinta-feira (24): das 2h às 19h (horário de Brasília)
- Sexta-feira (25): das 2h às 14h (horário de Brasília)
Último desejo e sepultamento
No testamento, o Papa Francisco pediu um sepultamento simples, com o túmulo no chão e a inscrição “Franciscus”. Ele também expressou o desejo de ser enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, fora dos muros do Vaticano. Após o funeral, o corpo será transferido para esse local, onde ocorrerá o sepultamento.