Imagens de satélite capturadas nesta segunda-feira (5) evidenciaram a extensão dos incêndios florestais devastadores no Chile, que já resultaram na morte de 123 pessoas e na destruição de bairros inteiros. Com centenas de pessoas ainda desaparecidas, há receios de que o número de vítimas continue aumentando à medida que mais corpos são descobertos entre as encostas e as residências arrasadas pelas chamas.
Os incêndios, que se intensificaram na sexta-feira (2 de fevereiro), agora ameaçam as periferias de Vina del Mar e Valparaíso, duas cidades costeiras populares entre os turistas. A expansão urbana dessas áreas a oeste da capital Santiago abriga mais de um milhão de residentes.
As imagens aéreas mostram bairros inteiros consumidos pelo fogo, com moradores buscando entre os destroços de suas casas carbonizadas. Relatos de testemunhas descrevem condições climáticas desafiadoras, com ventos fortes e temperaturas escaldantes, enquanto helicópteros despejam água para tentar conter as chamas do ar.
O presidente chileno Gabriel Boric decretou dois dias de luto nacional e enfatizou a necessidade de unir esforços para enfrentar a emergência. Com mais de 165 incêndios ativos em todo o país e estimativas de cerca de 14 mil residências danificadas apenas em Vina del Mar e Quilpué, a reconstrução e o apoio às comunidades afetadas tornaram-se prioridades urgentes.
Fonte: CNN Brasil