Nesta terça-feira (9), uma rebelião eclodiu na Unidade Prisional de Itacoatiara, envolvendo detentos que, por volta das 10h, iniciaram um tumulto que incluiu a queima de colchões. O Comando de Policiamento do Interior informou que os internos protestavam contra as condições adversas existentes dentro da unidade. Os principais motivos apontados pelos detentos foram a qualidade inadequada da alimentação fornecida e a superlotação das celas.
As autoridades locais estão acompanhando a situação. Até o momento não há informações de feridos dentro da unidade.
Em nota, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), confirmou a ocorrência manhã desta terça-feira, mas a tratou como uma ocorrência pontual envolvendo os internos, não confirmando que se tratava de uma rebelião. Os PM`s locais foram enviados para conter a ocorrência.
Leia a nota da SEAP completa:
Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), informa que registrou na manhã desta terça-feira (09/01), uma ocorrência pontual envolvendo internos da Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI).
Policiais militares do 2º Batalhão de Itacoatiara foram acionados de pronto para conter a ocorrência, bem como um reforço policial foi enviado para o município por meio 1° Batalhão de Choque (BPChoque) e da Companhia de Operações Especiais (COE), para os procedimentos operacionais padrão.
A Seap esclarece que um procedimento administrativo será aberto para apurar as circunstâncias.