Uma operação conjunta da Polícia Federal (PF), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Frente de Proteção Etnoambiental Vale do Javari, da Funai, foi realizada para combater o garimpo ilegal no Rio Jandiatuba e regiões próximas, no Vale do Javari, extremo oeste do Amazonas.
Batizada de Operação Nidaid Isquim, a ação resultou na inutilização de 16 dragas e outros equipamentos utilizados na mineração clandestina. As equipes também realizaram diligências para identificar os responsáveis pelo garimpo, buscando chegar aos financiadores e às possíveis ligações com organizações criminosas.
O Vale do Javari, com cerca de 8,5 milhões de hectares, abriga a maior concentração de indígenas isolados do mundo. Entre as etnias presentes na região estão os Matis, Matsés, Mayoruna, Marubo, Kanamary, Kulina Pano, Korubo e Tshom Dyapa, somando cerca de 7 mil indígenas.
A presença de nove grupos isolados confirmados e outros cinco em estudo torna a área especialmente vulnerável. Além da ameaça de violência, essas populações correm o risco de contaminação por mercúrio, substância tóxica amplamente utilizada nas atividades ilegais de garimpo.