A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 74º Distrito Integrado de Polícia (DIP), deflagrou nos dias 8 e 9 de maio a “Operação Tolerância Zero” no município de Borba (a 210 quilômetros de Manaus), com o objetivo de combater o uso de escapamentos adulterados ou proibidos em motocicletas.
A ação contou com o apoio da Guarda Municipal, da Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria de Segurança. Nos primeiros momentos da operação, as abordagens foram educativas, com orientações aos motociclistas e exigência de substituição dos escapamentos irregulares. No entanto, a partir do dia 9, a fiscalização passou a ter caráter punitivo.
De acordo com o delegado Arcanjo, titular do 74º DIP, os condutores flagrados com o equipamento irregular poderão responder por contravenção penal de perturbação do sossego, crime ambiental de poluição sonora e, em alguns casos, por infrações previstas nos artigos 309 e 310 do Código de Trânsito Brasileiro.
Durante os dois dias iniciais da operação, aproximadamente 170 escapamentos irregulares foram destruídos. As fiscalizações seguirão de forma contínua, com ações itinerantes e sem aviso prévio.
“O trabalho continuará enquanto houver motocicletas com esse tipo de escapamento circulando em nossa cidade”, afirmou o delegado.
Veja os vídeos: