30.3 C
Manaus
sexta-feira, maio 23, 2025
Publicidade
InicioPolíticaAleam promove campanha de combate ao abuso sexual infantil na internet

Compartilhar

Aleam promove campanha de combate ao abuso sexual infantil na internet

Como parte da programação do Maio Laranja, campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), abriu nesta quinta-feira, 22/5, a programação promovida pela Escola do Legislativo Senador José Lindoso, que contou com a realização de palestras, tendo como tema central o “Combate ao abuso e à exploração sexual no ambiente virtual”.

Ao falar para os alunos de escolas estaduais de todas as zonas de Manaus, Cidade alertou sobre os números crescentes de crimes sexuais e virtuais cometidos contra crianças e adolescentes. E, mais do que isso, reforçou a importância de que todos — poderes constituídos, pais, familiares e sociedade em geral — sejam agentes de propagação de mecanismos de proteção e de divulgação dos canais de denúncia.

“Esse é um tema muito importante e que merece a atenção de toda a sociedade. Infelizmente, os crimes sexuais e virtuais contra crianças e adolescentes possuem índices altíssimos, inclusive aqui no Amazonas. Somente de janeiro a março deste ano, foram registrados 197 casos de estupro de vulnerável no nosso Estado. Isso é muito triste e nós precisamos estar em alerta. Precisamos orientar as crianças e os adolescentes sobre como se protegerem e também como denunciarem em caso de crimes. Empoderar esse público é um dos papéis da Escola do Legislativo”, declarou o deputado-presidente.

Além dos canais oficiais de denúncias de crimes contra crianças e adolescentes — os Disques 100 e 180 — o presidente do Legislativo Estadual reforça a Lei nº 6.775/2024, de sua autoria, que indica ao Executivo Estadual a criação de um programa educativo para prevenção e combate ao uso de mídias sociais e jogos eletrônicos que possam induzir crianças e adolescentes à violência, automutilação e suicídio. A legislação propõe ações contínuas de sensibilização em escolas e instituições públicas.

“Eles precisam ser cada vez mais informados por canais confiáveis sobre os efeitos nocivos das redes sociais. É isso que vai evitar que eles caiam em ‘pegadinhas’ e acabem tomando caminhos ruins. O meu mandato e a nossa presidência estão totalmente comprometidos com a proteção das nossas crianças e adolescentes”, reforçou.

A programação reuniu, além do presidente Cidade e da primeira-dama do Legislativo Estadual, Thaisa Coelho, a titular da Delegacia Especializada em Atos Infracionais (DEAAI), delegada Joyce Coelho; a delegada federal Camila Catanhede; a professora doutora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Lidiany Cavalcante; e o investigador da Polícia Civil, Fabrício dos Anjos.

Os palestrantes falaram para alunos das Escolas Estaduais Nossa Senhora Aparecida (Aparecida – zona Sul); Tempo Integral Jacimar Gama (Japiim – zona Sul); Tempo Integral Maria Rodrigues Tapajós (Redenção – zona Centro-Oeste); Bernardino Lindoso (Novo Aleixo – zona Norte); CETI Garcitylzo Lago (Parque Riachuelo – zona Oeste); E.E. Governador Melo Póvoas (Santo Antônio – zona Oeste); e Tempo Integral Cinthia Régia (Nova Vitória – zona Leste).

Maio Laranja

O Maio Laranja é uma campanha nacional que tem como marco o dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A data foi instituída para lembrar o caso Araceli, ocorrido em 1973, e simboliza a luta pelos direitos da infância e juventude brasileira.

Com informações da assessoria

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...