O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), anunciou nesta terça-feira (20/5) sua pré-candidatura à Presidência da República nas eleições de 2026. A declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa em Brasília, após reunião com a bancada federal do partido.
“Sim, eu sou um pré-candidato à Presidência da República. Busco este caminho. É uma aspiração legítima de quem foi prefeito, governador e quer muito contribuir para o Brasil”, afirmou Leite.
Durante o pronunciamento, o governador ressaltou que sua decisão não está baseada em ambições pessoais, mas no desejo de apresentar uma alternativa à atual polarização política do país. “Uma eleição é um momento precioso da democracia, para que a gente escolha, com esperança, um caminho melhor — e não por sentimentos de mágoa, ódio e rancor”, disse. “Tenho energia, disposição, estou preparado e capacitado.”
Leite também destacou que sua recente filiação ao PSD não representa uma escolha mais fácil na trajetória política. O governador deixou o PSDB, legenda à qual foi filiado durante toda sua carreira política, e ingressou no PSD no último dia 9 de maio, em evento realizado em São Paulo.
Com a confirmação da pré-candidatura, Eduardo Leite se posiciona como um dos nomes da chamada “terceira via” para a corrida presidencial de 2026.