Ao todo, 31 grupos técnicos compõem a estrutura transitória responsável pelos preparativos antes da posse de Lula (PT). A equipe de transição governamental pode ter até 50 integrantes nomeados, até o momento, são quase 300 nomes.
As nomeações dos “Cargos Especiais de Transição Governamental” são feitas pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e publicadas no Diário Oficial da União (DOU).
O gabinete temporário da equipe fica situado no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), a cerca de 8 km do Palácio do Planalto. O espaço localizado no segundo andar tem um gabinete para Lula e outro para Alckmin, além de outros quinze gabinetes para as demais autoridades, quatro salas de reuniões, uma sala de coworking com 39 postos de trabalho, 91 computadores e serviços de telefonia e impressoras.
Entre os nomes divulgados, estão velhos e novos conhecidos de governos petistas anteriores. A senadora e ex-ministra da Agricultura Kátia Abreu (PP-TO) foi anunciada como parte da equipe que tratará do tema durante a transição. Já o deputado André Janones (Avante-MG) vai atuar no núcleo de comunicação social. Também foram anunciados os nomes dos ex-ministros Alexandre Padilha (Saúde) e Celso Pansera (Ciência e Tecnologia) e Marina Silva (Meio Ambiente).