26.3 C
Manaus
quarta-feira, julho 17, 2024
Publicidade
InicioPolíticaGoverno anuncia fim do Programa Nacional Cívico em escolas

Compartilhar

Governo anuncia fim do Programa Nacional Cívico em escolas

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai encerrar o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, implementado durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. A decisão foi comunicada por meio de um ofício enviado aos secretários estaduais de Educação pelo Ministério da Educação, nesta segunda-feira (10). O encerramento do programa será feita de forma gradual e cuidadosa até o final de 2023.

Segundo o documento, o governo iniciará um processo de desmobilização dos militares que foram alocados nas escolas vinculadas ao programa, garantindo que esse processo não prejudique o andamento do ano letivo. A decisão foi tomada após uma análise conjunta entre os ministérios da Educação e da Defesa.

Ao todo, foram implantadas 216 escolas cívico-militares nas 27 unidades da Federação. O programa foi uma das principais iniciativas da gestão de Jair Bolsonaro, mas enfrentou críticas constantes durante sua implementação. O modelo previa que as escolas seguissem o currículo definido pela secretaria de Educação do estado, porém, seriam geridas por militares e os alunos deveriam seguir as regras estabelecidas por eles, incluindo o uso de fardas. Durante o governo de Bolsonaro, o Ministério da Educação não apresentou dados que comprovassem a eficácia desse modelo.

Fonte: Correio Braziliense

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...