Durante reunião bilateral com o presidente russo Vladimir Putin, nesta sexta-feira (9), no Kremlin, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez críticas contundentes ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e às práticas unilaterais adotadas por Washington. O encontro aconteceu durante jantar oferecido por Putin a chefes de Estado, entre eles o presidente chinês Xi Jinping, com quem Lula também deve se reunir em breve.
Lula afirmou que decisões unilaterais de grandes potências prejudicam o multilateralismo e comprometem o respeito à soberania dos países. “Essas medidas colocam em risco o fortalecimento das relações multilaterais e desrespeitam a autonomia das nações”, disse o presidente brasileiro.
No mesmo encontro, Lula sinalizou interesse do Brasil em firmar uma cooperação com a Rússia para a construção de pequenas usinas nucleares, retomando um tema que já havia sido discutido em 2023, durante visita do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, ao Brasil. A proposta integra os planos do Ministério de Minas e Energia para ampliar a geração de energia por meio de reatores modulares e explorar o potencial das reservas de urânio brasileiras.
Atualmente, Brasil e Rússia já mantêm um acordo para fornecimento de urânio enriquecido às usinas de Angra, por meio da estatal russa Rosatom, que também deve participar de novos projetos em parceria com o governo brasileiro.
Lula está em Moscou para participar das celebrações pelo Dia da Vitória, que marcam os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. Além de Putin, o presidente também deve se reunir com o chefe de governo da Eslováquia, Robert Fico.