Nesta segunda-feira (15), o presidente da Itália, Sergio Mattarella, será recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma cerimônia no Palácio do Planalto.
O encontro tem início às 11 horas.O acordo será feito após uma reunião entre os dois chefes de Estado.O presidente italiano receberá um almoço no Palácio Itamaraty após isso.
O governo brasileiro afirma que os dois presidentes vão conversar sobre questões globais e relações entre países. Isso inclui mudanças nas instituições de governança global, as presidências do G7 e do G20 na Itália e no Brasil, bem como a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza que Lula pretende lançar.
Além disso, os dois países devem firmar um acordo para reconhecer reciprocamente as carteiras de habilitação. Ainda está em andamento a assinatura de memorandos de entendimento entre a Embrapa e a Universidade de Turim.
É a primeira vez que um presidente italiano visita o Brasil desde 2000. Lula fez uma viagem oficial ao país em junho do ano passado e se reuniu com Mattarella.
O presidente da Itália não está diretamente envolvido no governo, pois é uma república parlamentar.
No entanto, ele tem autoridade para convocar eleições e aprovar a indicação de um primeiro-ministro, bem como vetar leis e decretos. Giorgia Meloni é a atual.
A visita de Mattarella faz parte do aniversário de 150 anos da imigração italiana no Brasil. Além disso, ele deverá percorrer cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Rio Grande do Sul.
O investimento direto da UE no Brasil vem principalmente da Itália, uma parceira estratégica do Brasil. Mais de mil empresas italianas operam no país, criando cerca de 150 mil empregos.