30.3 C
Manaus
segunda-feira, abril 28, 2025
Publicidade
InicioPolíticaTRE-AM lança campanha #VemSerMesário para eleições de 2026

Compartilhar

TRE-AM lança campanha #VemSerMesário para eleições de 2026

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) lançou, nesta segunda-feira (28), a campanha #VemSerMesário em suas redes sociais. A iniciativa busca ampliar o número de mesários voluntários para as eleições de 2026 e também cadastrar eleitores interessados em atuar como coordenadores de acessibilidade.

O serviço como mesário pode ocorrer de duas formas: por convocação da Justiça Eleitoral ou por adesão voluntária, mediante inscrição no Canal do Mesário. O comparecimento é obrigatório para os eleitores convocados, salvo em casos de impedimento legalmente justificado. Para ser mesário, o eleitor deve ter idade superior a 18 anos e estar em situação regular junto à Justiça Eleitoral.

Para o coordenador da Central de Atendimento ao Eleitor (Cate) do TRE-AM, Efraim Felix, o voluntariado representa um ato de cidadania e compromisso com o fortalecimento da democracia. Ele acrescenta que a campanha #VemSerMesário, realizada em um ano sem eleições, permite a ampliação e atualização do banco de dados de voluntários, garantindo, assim, um menor índice de ausências de mesários no pleito.

“Ser mesário voluntário é uma oportunidade de contribuir para ampliar a confiabilidade e o fortalecimento do sistema democrático. O mesário atua na preparação do ambiente de votação e na correta orientação e identificação dos eleitores para o exercício do voto, dentre outras atribuições. Por isso, o acesso antecipado às instruções sobre a eleição é importante”, enfatiza o coordenador.

Além disso, Efraim explica a função de um coordenador de acessibilidade. “É quem garante o direito ao voto às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida no dia da eleição. É ele quem supervisiona previamente a acessibilidade dos locais de votação, auxilia o eleitor no dia da eleição e orienta sobre as ferramentas de acessibilidade da urna”, destaca.

Benefícios

Os convocados contarão ainda com uma série de benefícios, entre os quais, dois dias de folga para cada dia efetivamente trabalhado durante o processo eleitoral, dois dias de folga para cada dia de participação em treinamentos preparatórios e emissão de certificado de prestação de serviços à Justiça Eleitoral, documento que poderá ser utilizado como critério de desempate em concursos públicos, conforme previsão em edital.

Presidente e mesário

O presidente é responsável por manter a organização da seção eleitoral, resolver as dificuldades e esclarecer as dúvidas quando necessário, além de iniciar e encerrar a votação. Os mesários identificam os eleitores, localizam os nomes no Caderno de Votação, entregam o comprovante de votação ou de justificativa, devolvem os documentos ao eleitor e controlam a entrada e a movimentação das pessoas na seção.

Com informações da assessoria

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...