25.3 C
Manaus
segunda-feira, maio 27, 2024
Publicidade
InicioPolíticaTSE multa Lula em R$ 250 mil por propaganda contra Bolsonaro em...

Compartilhar

TSE multa Lula em R$ 250 mil por propaganda contra Bolsonaro em 2022

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou em 250 mil reais o presidente Lula (PT) e a Coligação Brasil da Esperança por impulsionamento de divulgação de propaganda eleitoral negativa na internet contra Jair Bolsonaro (PL) na campanha de 2022.

A ação foi apresentada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Os ministros julgaram no plenário virtual a representação com alegações de “graves ofensas à honra e à imagem” do ex-presidente. A Justiça Eleitoral proíbe o impulsionamento na internet de conteúdo negativo contra adversários.

No vídeo questionado por Bolsonaro, apareciam frases do então presidente, como “lamento, quer que eu faça o quê?” – em relação às vítimas da Covid-19 -, intercaladas com palavras como “incompetente”, “mentiroso” e “desumano”.

Ainda durante a campanha de 2022, a relatora, Cármen Lúcia, havia determinado a retirada da peça do ar. Posteriormente, o plenário referendou a ordem, por unanimidade.

“O vídeo publicado no Youtube, por meio de impulsionamento, veicula conteúdo negativo, divulgando mensagem que, independentemente de sua veracidade ou não, certamente não é benéfica ao candidato à reeleição”, escreveu Cármen na ocasião.

Acompanharam o voto da relatora os ministros Kassio Nunes Marques, Raul Araújo, Isabel Gallotti, Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares e Alexandre de Moraes.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...