O governador Wilson Lima (UB) não cortou relações políticas com o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante). Pelo contrário, os dois continuam mantendo encontros para analisar a conjuntura. Ocorre que o chefe do Estado, enigmático, também tem feito movimentos em direção a possíveis adversários do candidato à reeleição nas eleições de 2024.
A relação com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cidade (UB), por exemplo, continua muito próxima. Os dois conversam praticamente todos os dias sobre política e vários vereadores de Manaus, alinhados ao governador, têm se aproximado do prefeiturável.
Já com Mandel, embora mais distante, a relação tem vários interlocutores, a exemplo do senador Plínio Valério (PSDB) e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Mario de Mello, padrasto do jovem político.
Com Menezes o contato é direto ou por meio da filha do coronel reformado, a deputada Débora Menezes (PL), totalmente alinhada ao Governo na Assembleia Legislativa.David percebe os movimentos e dá recados para dizer que, caso seja descartado pelo governador, tem alternativas. Por isso posou ao lado do senador Eduardo Braga (MDB) e discursou considerando-o um parceiro, do qual não pretende mais se afastar. O parlamentar tem viabilizado recursos vultosos para a Prefeitura de Manaus em Brasília.
Interlocutores próximos ao governador disseram ao Barelândia que o governador não vai se definir agora. Ele se recolheu depois da morte da sogra e deve viajar a Dubai, nos Emirados Árabes, para participar da Cúpula do Clima, ganhando tempo para que a pressão política seja aliviada. No retorno deve se dedicar às festas de final de ano e evitar a política.
Há quem aposte que lima só deve anunciar sua posição em relação à eleição em março de 2024. Nem tão cedo quanto gostaria Cidade, nem tão tarde como quer David.