24.3 C
Manaus
quarta-feira, maio 21, 2025
Publicidade
InicioSaúdeAnvisa aprova vacina contra chikungunya desenvolvida pelo Butantan

Compartilhar

Anvisa aprova vacina contra chikungunya desenvolvida pelo Butantan

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (14) o registro definitivo da primeira vacina contra a chikungunya no Brasil. O imunizante foi desenvolvido pelo Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica franco-austríaca Valneva, e poderá ser aplicado em adultos a partir de 18 anos.

A doença, que causa febre e dores articulares que podem se tornar crônicas, já atingiu 620 mil pessoas em 2024, especialmente em países como Brasil, Paraguai, Argentina e Bolívia.

A vacina foi testada em um estudo clínico nos Estados Unidos com cerca de 4 mil voluntários entre 18 e 65 anos. Os resultados indicaram que 98,9% dos participantes desenvolveram anticorpos capazes de neutralizar o vírus, mantendo níveis robustos de proteção por pelo menos seis meses. Os dados foram publicados na revista científica The Lancet em junho de 2023.

Além da aprovação brasileira, o imunizante também foi registrado por órgãos reguladores dos Estados Unidos (FDA) e da União Europeia (EMA), reforçando sua eficácia e segurança no cenário internacional.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...