30.3 C
Manaus
domingo, julho 14, 2024
Publicidade
InicioSaúdeCFM pede que Anvisa reverta a proibição do uso de fenol

Compartilhar

CFM pede que Anvisa reverta a proibição do uso de fenol

O Conselho Federal de Medicina (CFM) solicitou uma revisão da proibição do uso de fenol nesta terça-feira (25/6). O CFM afirma que a Anvisa foi “excessiva” ao proibir o uso da substância pelos médicos para atender às necessidades dos pacientes.

O ofício é uma resposta à Resolução no 2.384. Ela proíbe a importação, fabricação, manipulação, comercialização, propaganda e uso de produtos à base de fenol em procedimentos de saúde em geral ou estéticos. Os produtos que são utilizados em laboratórios analíticos ou de análises clínicas e que foram devidamente regularizados nas condições exatas de registro são os únicos casos em que a norma é excedida.

A agência afirmou que nenhum estudo foi apresentado ao órgão que comprovasse a segurança e eficácia do produto fenol para uso em procedimentos de saúde ou estéticos. A resolução também é uma resposta à morte do empresário Henrique Chagas em 3 de junho, após um procedimento com fenol.

Para o CFM, no entanto, o uso do fenol trouxe problemas, como efeitos prejudiciais e até mortes, em tratamentos estéticos realizados por não médicos.

“A resolução é positiva no sentido de ordenar fluxos relacionados ao uso do fenol, que vinha sendo comercializado sem maior controle até mesmo pela internet. No entanto, entende-se que a regra necessita de ajustes, pois se mostra excessiva ao proibir o uso do fenol também pelos médicos, os quais constituem um grupo de profissionais capacitados e habilitados para seu manuseio em tratamentos oferecidos aos pacientes em locais que obedeçam às normas da vigilância sanitária”, aponta o CFM, no ofício.

Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...