A partir desta quarta-feira (9), a vacina Pfizer Pediátrica volta a ser aplicada em Manaus em crianças de 5 a 11 anos. A retomada ocorre após o envio de um novo lote com 600 doses pelo Ministério da Saúde, destinadas prioritariamente a crianças que integram grupos de risco e àquelas que ainda não iniciaram o esquema vacinal contra a Covid-19.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a vacinação será realizada em quatro Unidades de Saúde da Família (USFs), estrategicamente distribuídas pelas zonas da cidade: USF Balbina Mestrinho (Cidade Nova, zona Norte), USF José Rayol dos Santos (Flores, zona Sul), USF Leonor Brilhante (Tancredo Neves, zona Leste) e USF Leonor de Freitas (Compensa II, zona Oeste).
Para receber a dose, é necessário apresentar documento com foto, CPF ou Cartão do SUS, além da caderneta de vacinação da criança.
O público prioritário inclui crianças imunocomprometidas, indígenas, ribeirinhas, quilombolas, com deficiência permanente ou comorbidades. O esquema vacinal varia conforme o grupo: crianças sem comprovação de vacinação e aquelas dos grupos especiais (exceto imunocomprometidas) devem receber uma dose anual; já as imunocomprometidas precisam de duas doses por ano, com intervalo de seis meses entre elas.