32.3 C
Manaus
terça-feira, maio 27, 2025
Publicidade
InicioTecnologiaAmazon lança "vendedor" com IA para destacar produtos no app

Compartilhar

Amazon lança “vendedor” com IA para destacar produtos no app

A Amazon está testando uma nova funcionalidade que utiliza inteligência artificial para criar hosts virtuais capazes de explicar os principais detalhes dos produtos em áudio. Disponível em algumas páginas do aplicativo, o recurso oferece aos usuários um botão “Ouça os destaques”, que reproduz um resumo das informações do item.

Segundo a empresa, esses “especialistas de compras com IA” têm o objetivo de economizar tempo ao consumidor, reunindo dados das páginas dos produtos, avaliações de clientes e outras informações relevantes. A experiência se assemelha a um podcast, com uma voz sintetizada que apresenta funcionalidades, benefícios e opiniões de usuários.

Por enquanto, o recurso está em fase de testes e acessível apenas para um grupo limitado de usuários nos Estados Unidos, em produtos específicos como um liquidificador da Ninja, óleo corporal da Osea e fones de ouvido da Shokz.

Cada resumo em áudio é iniciado com um aviso de que o conteúdo foi gerado por inteligência artificial. Em seguida, o host virtual destaca informações técnicas, principais características e avaliações dos clientes, simulando uma conversa informal com recomendações rápidas.

Apesar da inovação, o recurso levanta dúvidas sobre a origem e a confiabilidade dos dados utilizados, especialmente porque a Amazon já foi criticada pela presença de avaliações falsas em sua plataforma — que podem chegar a mais de 40% em algumas categorias. A empresa afirma manter “tolerância zero” contra fraudes e possuir políticas rígidas para combater abusos, garantindo que “mais de 99% dos produtos visualizados possuem avaliações autênticas”. Porém, não foi informado se o sistema de IA conta com filtros específicos para excluir avaliações falsas na geração dos resumos.

O recurso pode ser útil para pessoas com deficiência visual ou para quem prefere ouvir informações enquanto realiza outras tarefas. Testes da imprensa indicam, entretanto, que o tempo gasto para ouvir o resumo pode ser maior do que o necessário para ler a descrição do produto.

A Amazon planeja expandir a funcionalidade para mais usuários e itens nos próximos meses, mas ainda não há previsão de lançamento em outros países.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...