27.3 C
Manaus
segunda-feira, junho 24, 2024
Publicidade
InicioTecnologiaAnatel avalia expansão da Starlink no Brasil após críticas de Elon Musk...

Compartilhar

Anatel avalia expansão da Starlink no Brasil após críticas de Elon Musk ao STF

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deve analisar a rápida expansão da Starlink no mercado brasileiro de serviços de internet via satélite. O procedimento ocorre logo após o bilionário Elon Musk, proprietário da empresa, ameaçar descumprir ordens judiciais do Supremo Tribunal Federal (STF).

A área técnica da Anatel nega que a investigação tenha alguma relação com o posicionamento de Musk, uma vez que a principal preocupação do órgão é com a concorrência.

Além disso, o levantamento atende a um pedido do conselheiro Alexandre Freire, uma vez que ele quer dados sobre pedidos e autorizações concedidos para que a Starlink possa explorar o uso de radiofrequência via satélite.

Integrantes da Anatel disseram que a superintendência de Outorga e Recursos à Prestação também deve analisar novos pedidos da Starlink para explorar uma maior frota de satélites no Brasil.

Atualmente, a empresa tem autorização para explorar a venda de internet via satélite até março de 2027. No entanto, para o conselheiro Freire, a Starlink pode acabar monopolizando o mercado brasileiro e isso não é o ideal.

Outra preocupação importante é com a sustentabilidade ambiental, uma vez que os satélites da empresa já tem atrapalhado algumas observações do espaço.

Entendo que seja fundamental avaliar o potencial de concentração de mercado, especialmente quando uma empresa, como a Starlink, detém um número significativo de satélites e busca expandir ainda mais sua presença. Isso pode levantar sérios questionamentos sobre possíveis práticas anticompetitivas e o exercício de poder de mercado — disse Freire para a Folha de São Paulo.

Informações da Anatel indicam que a Starlink cresceu 260% no último ano e atualmente tem 149.615 clientes no Brasil, sendo que a maioria está em regiões como a Amazônia e Centro-Oeste.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...