Depois de sofrer uma falha durante uma viagem de rotina no início deste mês, o veículo de lançamento mais prolífico do mundo, o Falcon 9 da SpaceX, está pronto para retornar ao vôo.
Na quinta-feira (25), a Administração Federal de Aviação, responsável por licenciar lançamentos de foguetes comerciais e avaliar acidentes, declarou que “não houve problemas de segurança pública” quando o Falcon 9 falhou em órbita em 11 de julho, abrindo caminho para o retorno rápido do foguete aos vôos.
A FAA declarou: “Esta determinação de segurança pública significa que o veículo Falcon 9 pode retornar às operações de voo enquanto a investigação geral permanece aberta, desde que todos os outros requisitos de licença sejam atendidos”.
Em seu site, a SpaceX anunciou anteriormente que iniciará o lançamento de um conjunto de satélites de internet Starlink no sábado (27), quando o Falcon 9 retornará à operação.
A aprovação para retomar os lançamentos do Falcon 9 também indica que a SpaceX está de volta ao caminho certo para retornar ao seu trabalho habitual, mas crucial, de lançar astronautas à Estação Espacial Internacional. Em nome da NASA, a décima viagem da SpaceX está programada para ocorrer em agosto.
Esta sexta-feira (26), a NASA informou que a missão Crew-9 está prestes a ser lançada, mas “não antes” de 18 de agosto. “Temos acompanhado passo a passo a investigação que a FAA tem feito”, disse Steve Stich, gerente do programa de tripulação comercial da NASA. “A SpaceX tem sido muito transparente.”
Além disso, Stich afirmou que após a conclusão do voo de teste inaugural tripulado da espaçonave Starliner da Boeing, o Crew-9 será lançado. O veículo permanece na ISS há semanas – mais do que o previsto – enquanto equipes de solo tentam descobrir os problemas que afetaram a primeira etapa do voo.
A SpaceX também planeja lançar a Polaris Dawn, uma missão de astronauta privada icônica que levará o bilionário e filantropo Jared Isaacman e três tripulantes para orbitar a bordo de um Falcon 9 com o objetivo de iniciar a primeira caminhada espacial paga pelos cidadãos.
Essa missão estava programada para acontecer ainda este mês, mas agora está programada para o “final do verão” do Hemisfério Norte, ou agosto, disse Sarah Walker, diretora de gerenciamento de missões Dragon da SpaceX, nesta sexta-feira.