Setores de marketing de grandes empresas investem bastante para levar ao seu público uma boa imagem do seu produto. Com a gigante Apple não seria diferente.
O diretor Rian Johnson, diretor de Star Wars: Os Últimos Jedi trouxe esta curiosidade a tona. Durante o período de divulgação de seu filme mais recente, Knives Out, ele admitiu que vilões não podem ser vistos em cena usando produtos da marca, tampouco o logotipo da Apple pode ser exibido no cenário.
Segundo Johnson, a explicação é que a Apple deseja evitar a associação da empresa com situações negativas. Além de tomar esse cuidado, é preciso garantir que a exibição dos produtos ocorra de modo que eles sejam apresentados de forma sempre favorável. Essa é uma questão contratual que pode representar uma fatia significativa dos ganhos dos estúdios.
Só mocinhos usam iPhone
Essa estratégia não é novidade ou exclusividade da Apple. A ideia é que o elenco tenha interações positivas com o produto. Em um escritório, por exemplo, pode ser que os executivos sejam vistos usando computadores de um fabricante específico e, mais tarde, dirijam veículos de uma montadora conhecida e abasteçam o carro em um posto de gasolina famoso.
O filme O Show de Truman (1998) explora essa prática de forma cômica e exagera na medida ao exibir mais de 60 marcas em pouco mais de 90 minutos de história. Embora, esse conceito não seja novidade, o primeiro registro de product placement tem mais de 100 anos, a Apple levou essa prática a um novo patamar com as suas demandas.