28.3 C
Manaus
quarta-feira, abril 30, 2025
Publicidade
InicioTecnologiaDuolingo amplia catálogo com 148 novos cursos e adota IA generativa

Compartilhar

Duolingo amplia catálogo com 148 novos cursos e adota IA generativa

O Duolingo anunciou nesta quarta-feira (30) a maior expansão de sua história: a inclusão de 148 novos cursos de idiomas à plataforma. A iniciativa, impulsionada pelo uso intensivo de inteligência artificial generativa, permite que usuários de 28 idiomas acessem oficialmente os oito idiomas mais populares do mundo — entre eles, inglês, espanhol, francês, alemão, japonês, coreano e mandarim.

A expansão marca uma mudança significativa no ritmo de desenvolvimento da empresa. Segundo o CEO e cofundador Luis von Ahn, enquanto os primeiros 100 cursos levaram cerca de 12 anos para serem concluídos, os novos 148 foram criados em menos de um ano. Isso foi possível, afirma, graças ao uso da IA generativa, tecnologias de reaproveitamento de conteúdo e ferramentas internas que aceleram a personalização de cursos para diferentes idiomas.

A nova oferta atende a uma demanda frequente dos usuários, especialmente na América Latina, Europa e Ásia. No Brasil, por exemplo, a procura por cursos de japonês cresceu 120%, enquanto o interesse pelo coreano aumentou 105% nos últimos dois anos. A partir de agora, falantes de português e espanhol poderão aprender esses idiomas diretamente no app.

Os novos cursos abrangem os níveis iniciais (A1 e A2, segundo o CEFR), incluindo recursos como histórias interativas e o DuoRádio. Conteúdos mais avançados estão previstos para serem lançados em 2025.

Como parte da nova estratégia, o Duolingo passará a priorizar o uso de IA em suas operações, o que também impactará sua estrutura de trabalho. A empresa informou que contratos com prestadores de serviços para funções substituíveis por IA serão encerrados gradualmente. Além disso, o domínio de ferramentas de IA se tornará um diferencial em novas contratações.

Apesar das mudanças, von Ahn garantiu que o foco da companhia permanece em seus colaboradores e usuários. “A IA não vem para substituir pessoas, mas para remover gargalos e permitir que nossa plataforma seja ainda mais eficiente e acessível”, afirmou.

O Duolingo já utiliza IA generativa em funcionalidades como as videochamadas com a personagem Lily, que ajuda usuários a praticarem conversação com respostas contextualizadas e memória de interações anteriores.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...