O Google está expandindo os recursos do Gemini Live para usuários de iOS, que agora poderão utilizar a câmera do dispositivo e o compartilhamento de tela para interagir com a inteligência artificial da empresa. A função já estava disponível no Android e permite que o usuário faça perguntas baseadas no que vê ao redor, tornando a experiência mais interativa e contextual.
Além da novidade no aplicativo do Gemini, o Modo IA da busca do Google também passará a integrar recursos semelhantes, permitindo que usuários façam perguntas complexas diretamente na barra de pesquisa com suporte a imagens e comandos visuais. Essa integração, no entanto, será lançada de forma limitada no final do terceiro trimestre, inicialmente em fase beta através do Google Labs.
Todas essas ferramentas serão oferecidas de forma gratuita, deixando de ser exclusivas dos assinantes do plano pago Gemini Advanced.
No aplicativo, basta tocar no botão “Live”, localizado no canto inferior direito da tela, para ativar o recurso de voz. Em seguida, é possível escolher entre utilizar a câmera ou compartilhar a tela. No Android, o acesso também pode ser feito por meio de atalhos do sistema, como um botão dedicado ou ao manter pressionada a tecla de bloqueio — dependendo da fabricante do aparelho.
Com os novos recursos, a IA poderá oferecer sugestões a partir do que o usuário vê. É possível, por exemplo, mostrar um ambiente da casa para receber dicas de decoração ou compartilhar a tela com uma loja online e pedir sugestões de roupas para combinar com uma peça específica. Também há suporte para dúvidas práticas, como consertos, receitas com ingredientes disponíveis e auxílio em projetos escolares.
Quando o Modo IA da busca for ativado, ele aparecerá ao lado do ícone do Google Lens e permitirá conversas visuais com a IA, inclusive com o envio de imagens em tempo real.
A integração também se estenderá a outros serviços do Google, como Maps, Agenda e Keep. Dessa forma, o Gemini poderá, por exemplo, localizar restaurantes no Maps ao ser solicitado ou criar compromissos automaticamente na Agenda quando o usuário pedir ajuda para organizar um evento.
Com a ampliação dos recursos visuais, o Google aposta em uma experiência mais intuitiva e completa com inteligência artificial, unificando diferentes mídias em uma única plataforma de interação com o usuário.