O Google anunciou o lançamento de três novas ferramentas com inteligência artificial voltadas ao ensino de línguas. As funcionalidades, ainda em fase experimental no Google Labs, usam o modelo Gemini para oferecer uma abordagem mais prática e contextualizada no aprendizado de novos idiomas.
A primeira ferramenta, chamada “Pequena Lição”, fornece vocabulário e frases úteis com base em situações descritas pelo usuário. Em casos como o extravio de um passaporte, por exemplo, a IA sugere expressões relevantes, como “Quero denunciar à polícia” ou “Acho que deixei no hotel”.
Já o experimento “Slang Hang” busca treinar o idioma em contextos informais, simulando conversas entre nativos com uso de gírias e expressões populares. A proposta é tornar o aprendizado mais próximo da linguagem cotidiana. O Google, no entanto, alerta que a ferramenta ainda está em desenvolvimento e pode apresentar erros na aplicação de gírias.
Por fim, o “Word Cam” utiliza a câmera do celular para identificar e rotular objetos presentes no ambiente, exibindo seus nomes e variações no idioma escolhido. A proposta é ampliar o vocabulário visual dos estudantes de forma intuitiva.
Disponíveis em diversos idiomas — entre eles português, inglês, espanhol, francês, alemão, japonês e árabe —, os recursos reforçam o movimento do Google em disputar espaço no setor de ensino de línguas, atualmente dominado por plataformas como o Duolingo.