O McDonald’s nos Estados Unidos está retirando do mercado a tecnologia de pedidos de inteligência artificial (IA) que estava sendo testada em mais de 100 sistemas de drive-thru de restaurantes. Isso pode dificultar a rápida implementação da IA no setor de fast food.
A empresa colaborou com a IBM para criar e testar pedidos automatizados por voz e orientados por IA para vários de seus restaurantes. A gigante do fast food afirma que ainda está trabalhando em soluções relacionadas à IA, enquanto seus concorrentes estão investindo tanto.
Ele planeja desligar a tecnologia em restaurantes que participam do teste “até 26 de julho de 2024”, de acordo com reportagem da publicação comercial Restaurant Business.
“A IBM continua sendo uma parceira confiável e ainda utilizaremos muitos de seus produtos em nosso Sistema global”, disse o McDonald’s em um e-mail enviado aos franqueados. Mas a empresa sugeriu que buscará parceiros de IA além da IBM.
Como parte de seu plano de crescimento “Accelerating the Arches” (Acelerando os Arcos), o McDonald’s e a IBM anunciaram em 2021 o desenvolvimento da tecnologia Automated Order Taking (AOT). AOT significa “pedido por voz automatizado” e visa tornar a experiência de pedido mais fácil e conveniente para seus clientes e funcionários de restaurantes.
A IBM afirmou que a tecnologia AOT desenvolvida pela parceria possui “alguns dos recursos mais abrangentes do setor, rápidos e precisos” em circunstâncias exigentes.
“Enquanto o McDonald’s está reavaliando e refinando seus planos para AOT, estamos ansiosos para continuar a trabalhar com eles em uma variedade de outros projetos”, disse a IBM em um comunicado.
O McDonald’s afirma que seus esforços de IA continuam. Até o final de 2024, ela pretende “avaliar soluções escaláveis de longo prazo” para pedidos por voz.
O McDonald’s não é a única cadeia de restaurantes que realiza experimentos de IA. A White Castle e outras empresas testaram um sistema de pedidos drive-thru automatizado em 2021, enquanto a Wendy’s começou a usar o Google Cloud para lançar sua própria ferramenta de pedidos de IA em maio do ano passado.
Ainda que as empresas de fast food estivessem ansiosas para incorporar soluções de IA em suas operações diárias, a tecnologia ainda enfrenta desafios.
Alguns clientes reclamaram que a IA errou seus pedidos — resultado da incapacidade da tecnologia de reconhecer alguns sotaques e distinguir a voz do cliente do ruído de fundo.