29.3 C
Manaus
quinta-feira, maio 22, 2025
Publicidade
InicioTecnologia'Megavazamento' expõe 184 milhões de senhas em servidor da web

Compartilhar

‘Megavazamento’ expõe 184 milhões de senhas em servidor da web

Uma base de dados contendo mais de 184 milhões de logins e senhas foi encontrada desprotegida em um servidor acessível na internet, expondo credenciais de acesso a serviços como Apple, Google, Facebook, Instagram, Microsoft, PayPal, além de portais governamentais e bancários. A descoberta foi feita pelo pesquisador de segurança Jeremiah Fowler, que alertou para o alto risco de uso dessas informações por cibercriminosos.

O banco de dados, com cerca de 47,42 GB de dados em texto simples, incluía e-mails, nomes de usuários, senhas e links de acesso a diversas plataformas, abrangendo serviços financeiros, de saúde e órgãos públicos de vários países.

Entre as credenciais expostas estão contas da Apple, Amazon, Discord, Snapchat, Twitter, WordPress e Yahoo, entre outras. O volume da base impossibilitou uma análise completa de todos os serviços afetados, mas Fowler confirmou a veracidade de parte dos dados ao contatar algumas das vítimas.

Após a descoberta, o pesquisador notificou a empresa responsável pela hospedagem do servidor, que restringiu o acesso público, mas não revelou quem é o dono da base de dados.

A origem dos dados está provavelmente ligada a infostealers, malwares especializados em roubar informações pessoais de dispositivos infectados. Esses programas capturam senhas armazenadas em navegadores, aplicativos de e-mail e mensagens, além de cookies, dados de preenchimento automático e carteiras de criptomoedas. Algumas versões desses malwares também registram teclas digitadas e fazem capturas de tela dos dispositivos comprometidos.

Esses malwares geralmente são disseminados por meio de e-mails de phishing e softwares piratas, técnicas que enganam usuários para instalar as ameaças sem que eles percebam.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...