Nessa segunda-feira (23/01), a gigante da tecnologia, Microsoft, anunciou um investimento multibilionário de deve durar anos, na OpenAI, startup por trás da ferramenta ChatGPT (Generative Pre-training Transformer), plataforma de Inteligência Artificial (IA).
De acordo com a agência Dow Jones, a empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen, aposta na startup justamente com interesse em expandir o uso de IA em seus produtos.
A notícia causou na internet, justamente pela capacidade de fornecer respostas rápidas a quase todo tipo de questão, como programar, escrever artigos e até teses de mestrado.
Sem citar valores, a Microsoft informou também que a plataforma Semafor, gigante de software, estaria em negociações para aportar até US$ 10 bilhões na startup.
A empresa OpenAI criou um braço com fins lucrativos em 2019, quando levantou US$ 1 bilhão da Microsoft. Parte do recurso foi usado para financiar o poder de computação necessário para treinar seus algoritmos de inteligência artificial.
A decisão recebeu críticas da comunidade de IA. Na época, a OpenAI disse que limitaria os lucros da empresa, desviando o restante para o grupo sem fins lucrativos.
Agora, o negócio de Sam Altman alega que continuará sendo uma empresa de lucro limitado como parte do acordo com a Microsoft.