30.3 C
Manaus
segunda-feira, abril 28, 2025
Publicidade
InicioTecnologiaSites dos Países Baixos são atacados por grupo cibernético russo

Compartilhar

Sites dos Países Baixos são atacados por grupo cibernético russo

Diversos sites de cidades nos Países Baixos (Holanda) sofreram ataques cibernéticos nesta segunda-feira (28), reivindicados pelo grupo de hackers russo No Name. Em uma mensagem publicada em uma conta vinculada ao grupo no X (antigo Twitter), foi justificado o ataque como uma resposta ao apoio dos Países Baixos à Ucrânia na guerra contra a Rússia.

A publicação afirmou que o governo holandês enviou 6 bilhões de euros em ajuda militar para a Ucrânia, com mais 3,5 bilhões previstos para 2026. A mensagem também destacou que, para financiar esse apoio, o país cortou 1,2 bilhão de euros do orçamento destinado à educação e pesquisa. “É hora de visitar a Holanda novamente e relembrar como termina a ajuda ao regime de Kiev”, diz o texto.

O ataque cibernético, do tipo DDOS (Negação Distribuída de Serviço), afetou pelo menos 20 sites de municípios holandeses. Esse tipo de ataque ocorre quando um servidor é sobrecarregado com um grande número de acessos simultâneos, causando lentidão ou até a queda do site.

Apesar da grande extensão do ataque, autoridades locais afirmaram que nenhum dado foi comprometido. Sebastião Quekel, porta-voz da província da Holanda do Norte, explicou que “um ataque DDoS é frustrante, mas não representa uma ameaça direta à nossa infraestrutura digital”.

Não há informações indicando que o ataque tenha relação com o recente apagão que afetou a Europa.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...