O WhatsApp anunciou nesta segunda-feira (16) a introdução de anúncios na aba de Atualizações do aplicativo. A nova funcionalidade permitirá que usuários recebam sugestões personalizadas de canais para seguir, com base em dados limitados, e visualizem anúncios diretamente na seção de status.
A medida marca uma ampliação do uso comercial da plataforma, que agora passa a oferecer três novas formas de promoção para marcas e criadores de conteúdo:
- Assinatura de canais – Os usuários poderão se inscrever em canais favoritos e receber conteúdos exclusivos diretamente na aba de Atualizações.
- Canais promovidos – O próprio WhatsApp irá sugerir canais com base nos interesses dos usuários, usando informações como localização, idioma e interações anteriores.
- Anúncios no status – Empresas poderão inserir anúncios nas atualizações de status, com a possibilidade de o usuário iniciar uma conversa diretamente a partir dessas postagens.
Em comunicado oficial, o WhatsApp informou que a aba de Atualizações já é acessada diariamente por cerca de 1,5 bilhão de pessoas, o que motivou a ampliação das funcionalidades com foco em publicidade. A empresa garante, no entanto, que a experiência de uso nas demais seções do aplicativo — como as abas de conversas e chamadas — não será alterada.
“A intenção é não interferir nas conversas pessoais dos usuários. Quem quiser explorar essas novas opções, poderá fazê-lo de forma espontânea e controlada”, destacou a plataforma.
A personalização das sugestões usará dados como cidade ou país do usuário, idioma, canais já seguidos e nível de interação com sugestões anteriores. Para quem tem a conta do WhatsApp vinculada à Central de Contas da Meta, dados adicionais das preferências de anúncios em outros serviços da empresa (como Facebook e Instagram) também poderão ser considerados.
Com essa mudança, o WhatsApp, que até então se mantinha livre de anúncios, amplia sua integração ao ecossistema comercial da Meta, buscando novas fontes de receita sem comprometer a privacidade das conversas.