O governador do Amazonas, Wilson Lima, expressou sua satisfação nas redes sociais nesta sexta-feira (15) pela aprovação da reforma tributária na Câmara dos Deputados, com 371 votos a favor, 121 contrários e três abstenções.
Lima comemorou a vitória, destacando a importância da preservação da competitividade do polo industrial de Manaus com a manutenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Ele agradeceu à bancada federal do Amazonas e aos técnicos do governo pelo empenho em favor do modelo que gera mais de 500 mil empregos no estado.
Após aproximadamente três horas de votação, a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base da reforma tributária sobre o consumo em primeiro turno. A proposta agora segue para votação em segundo turno. Durante a análise, o plenário discute os destaques, e um possível acordo com o PL pode resultar na derrubada da prorrogação de incentivos ao setor automotivo para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
O relator, deputado Aguinaldo Ribeiro, retirou pontos adicionados pelo Senado, como a cesta básica estendida, e manteve benefícios para profissionais liberais, que terão alíquota 30% menor.