O Botafogo se complicou na Recopa Sul-Americana após ser derrotado por 2 a 0 pelo Racing, nesta quinta-feira (20/2), em Buenos Aires, no Estádio Presidente Perón. Os argentinos abriram o placar no primeiro tempo com Vietto, em cobrança de pênalti, e ampliaram na etapa final com Martínez.
Agora, o Botafogo precisará vencer por três gols de diferença para conquistar o título. Se vencer por dois gols, a decisão irá para os pênaltis. O Racing tem a vantagem de perder por um gol de diferença. O jogo de volta será na próxima quinta-feira (27/2), no Nilton Santos, às 21h30.
A partida começou em um ritmo acelerado, com ambas as equipes buscando o ataque. A primeira oportunidade surgiu aos seis minutos, quando Salas recebeu um passe dentro da área e finalizou perigosamente, por cima do travessão. O Botafogo não se intimidou e seguiu tentando atacar. Contudo, aos 18 minutos, o Racing quase marcou em um contra-ataque rápido. Salas foi lançado na área e finalizou, mas John fez uma grande defesa, saindo do gol e fechando o espaço do atacante argentino.
O primeiro chute do Botafogo aconteceu apenas aos 20 minutos, quando Savarino recebeu um lançamento, entrou na área, mas finalizou sobre o travessão. Em seguida, os donos da casa assustaram em um cabeceio de Martínez. Aos 27 minutos, em uma disputa de bola na área, Alexander Barboza tocou o braço em Martínez, e o árbitro, após revisão do VAR, marcou pênalti. Vietto cobrou e abriu o placar, sem chance para John.
Com o gol, o Botafogo sentiu o impacto, e o Racing seguiu melhor em campo. Porém, os alvinegros conseguiram neutralizar novas jogadas perigosas dos argentinos e foram para o intervalo com apenas um gol de desvantagem. No segundo tempo, o Racing continuou superior e quase ampliou aos cinco minutos. Zuculini aproveitou um rebote e chutou, mas a bola foi desviada pela defesa alvinegra e saiu pela linha de fundo.
O Botafogo ainda tinha dificuldades para criar boas jogadas, mas aumentou a pressão ofensiva. Contudo, o Racing aproveitou os espaços e fez o segundo gol aos 17 minutos, quando Martínez foi lançado, entrou na área e tocou na saída de John.
O Botafogo tentou reagir, mas quase sofreu o terceiro. Nardoni recebeu a bola dentro da área, passou por Alexander Barboza, mas finalizou por cima do travessão. Depois, Martirena aproveitou um cruzamento, mas John fez a defesa, e no rebote, Salas mandou a bola para fora.
Nos minutos finais, o Racing manteve o controle da partida, enquanto o Botafogo pouco fez no ataque e terminou com um jogador a menos, após a expulsão de Cuiabano.