A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do medicamento Inluriyo® (tosilato de inlunestranto), uma nova opção de tratamento oral para pacientes adultos com câncer de mama em estágio avançado ou metastático. A autorização foi publicada nesta semana.
O medicamento é indicado para casos de câncer de mama localmente avançado, sem possibilidade de remoção cirúrgica, ou que já se espalhou para outras partes do corpo. O tratamento é destinado a pacientes que já passaram por terapia endócrina.
Segundo a Anvisa, o medicamento é utilizado como monoterapia e foi desenvolvido pela empresa Eli Lilly do Brasil Ltda. A agência informou que a indicação é voltada para tumores com características específicas: receptor de estrogênio positivo (ER+), receptor 2 do fator de crescimento epidérmico humano negativo (HER2-) e presença de mutação no gene do receptor de estrogênio 1 (ESR1m).
O câncer de mama continua sendo a neoplasia maligna mais frequente entre as mulheres brasileiras. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que, entre 2023 e 2025, foram registrados cerca de 73,6 mil novos casos da doença no país, o que corresponde a 30,1% de todos os diagnósticos de câncer em mulheres.
A aprovação do novo medicamento amplia as opções terapêuticas disponíveis para pacientes com câncer de mama avançado, especialmente para aqueles que apresentam mutações específicas associadas à progressão da doença.



