O Posto de Coleta de Leite Humano da Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT) enfrenta uma situação crítica com o menor número de doadoras ativas registrado nos últimos anos, resultando em um estoque em nível preocupante. Após o recorde de doações em agosto deste ano durante a campanha do Agosto Dourado, a MMT observou uma queda expressiva nas doações nos últimos meses, deixando o “Cantinho da Amamentação” em alerta.
A proximidade das festas de fim de ano e das férias aumenta a preocupação, pois tradicionalmente ocorre uma diminuição natural nas doações durante esses períodos. A Maternidade destaca a importância de não interromper o abastecimento para os recém-nascidos na UTI, destacando que 300 mililitros de leite sustentam, em média, um recém-nascido por dia. Em outubro de 2022, foram doados 34.720 mililitros, enquanto em outubro deste ano, o número caiu para 16.410 mililitros.
A enfermeira obstetra Núbia Cruz, diretora da MMT, destaca a urgência das doações, especialmente considerando eventos como as festas de fim de ano e o Carnaval, quando as doações também tendem a diminuir. A coleta domiciliar pode ser agendada, e a doação pode ser realizada na sede da maternidade. A MMT reforça que faz todo o possível para facilitar o processo de doação, incluindo a esterilização de potes e orientações detalhadas. O leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a rigoroso controle de qualidade antes de ser oferecido às crianças.
Contato para Doações:
*Telefone/WhatsApp: (92) 99240-8080 (apenas mensagem)
*Horário comercial, de segunda a sexta-feira, ou doação presencial na sede da maternidade.
*A amamentação é recomendada pelo Ministério da Saúde para crianças por pelo menos dois anos ou mais, sendo exclusiva até os seis meses. A Organização Mundial da Saúde e o Unicef indicam que seis milhões de vidas são salvas anualmente com o aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.
Fonte: Assessoria