A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, definiu nesta quinta-feira (22) a data da posse do advogado Cristiano Zanin na Corte. A solenidade está marcada para o dia 3 de agosto. Após uma reunião de aproximadamente 40 minutos com Zanin, Weber estabeleceu a data da posse do jurista. Em seguida, o advogado se encontrou com os demais ministros do STF antes da retomada da sessão do dia.
Zanin também teve conversas com a cúpula administrativa para se informar sobre o funcionamento de seu gabinete. Ele assumirá uma cadeira no STF com um acervo de 534 processos, herdados de seu antecessor, Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril.
Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 1º de junho, Zanin poderá ocupar uma vaga na Corte até 2050, quando completará 75 anos e será obrigado a se aposentar. A nomeação do jurista foi aprovada pelo plenário do Senado Federal na última quarta-feira (21), com 58 votos a favor e 18 contrários, sem abstenções. Para a aprovação, eram necessários pelo menos 41 votos.
Fonte: CNN brasil